Indígenas buscam apoio do Governo do Estado para efetivar pedágio na MT-235
O governador Blairo Maggi recebeu, na tarde desta quinta-feira (26), no Palácio Paiaguás, presidentes de Associações Indígenas Halitinâ, Waymare, Une Thiholazere e de pequenos produtores da região Noroeste de Mato Grosso. O grupo solicitou ao Governo do Estado apoio, político e jurídico, para ajudar na efetivação da cobrança de direito de passagem (pedágio) na MT-235, que passa pela Terra Indígena Utiariti.
Desde 1996, a comunidade indígena daquela região faz a cobrança de pedágio na MT-235, que liga o município de Campo Novo do Parecis (396km a Noroeste de Cuiabá) a Sapezal (480km a Noroeste da capital). O Governo de Mato Grosso mostrou intenção de ajudar os indígenas, estudar a situação e consultar a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para verificar de que forma poderá agir.
O administrador executivo Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Tangará da Serra, Carlos Márcio Vieira Barros, que acompanhou os presidentes na audiência, lembrou que a via tem trafego intenso sendo considerada estrada de exportação de produtos agrícolas dos diversos municípios ao entorno. Segundo informou ele, o recurso levantado no local é de grande benefício para os indígenas da região, na sustentabilidade e investimentos na Saúde e Educação.
0 comentários:
Postar um comentário