Por: Ezio Garcia
O repórter Sandro Barbosa, da equipe de jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão, com sede em São Paulo, está no Vale do Araguaia realizando uma matéria sobre o fechamento de diversos frigoríficos na região. Até o momento quatro frigoríficos entraram com pedido de recuperação judicial no Vale do Araguaia: Frigorífico Margem, em Barra do Garças; Independência em Nova Xavantina e Confresa; Frigorífico Arantes em Canarana e Frigorífico Quatro Marcos em Vila Rica.
A mobilização deste domingo, 22, na Feira Coberta do setor Nova Brasília, foi articulada pelos presidentes dos Sindicatos Rurais de Canarana e Nova Xavantina-, em parceria com a administração do prefeito Gercino Caetano Rosa, pecuaristas, prestadores de serviços e funcionários demitidos do Frigorífico Independência.
A mobilização lotou as dependências da feira coberta, e foi iniciada com o pronunciamento do prefeito Gercino, de Nova Xavantina, que se disse “triste” com o fechamento do frigorífico em sua cidade, mas que espera que com essa matéria da Rede Bandeirantes, providencias possam vir a ser tomadas pelo governo federal para solucionar o impasse, ou outros grupos possam vir a assumir a empresa.
O presidente do Sindicato Rural de Canarana, Marcos da Rosa, disse que o “tal” pedido de recuperação judicial na verdade é uma forma velada de “calote”, pois preserva os interesses só das empresas, não dos credores, que tem que esperar 15 ou 20 anos para receber seus créditos.
Mauri Evangelista, presidente do Sindicato Rural de NX, disse que a situação no município é “triste”, pois funcionários já haviam feito compromissos com seus salários. Vereadores presentes como o presidente da Câmara, Branquinho, vereadora Marta e vereador Cezinha, se disseram “pegos de surpresa” com o fechamento do frigorífico e que estão na luta para reverter o quadro. Vários funcionários demitidos fizeram uso da palavra, narrando o drama que estão passando.
O jornalista Sandro Barbosa, que também fez uso da palavra, disse que essa situação não é conhecida nos grandes centros, por isso a idéia da matéria. “Eu não sabia que no Mato Grosso existe quase 15 mil pessoas desempregadas devido ao fechamento de frigoríficos. Em São Paulo ninguém sabe disso” disse o repórter. Sandro recrutou no ato alguns funcionários para gravar em suas residências, e também gravou com Ubiratan Tavares Pimentel, proprietário do Restaurante Biroska, que fechou esta semana por problemas de caixa advindos do fechamento do frigorífico Independência.
A matéria completa irá ao ar a partir de segunda feira próxima, dia 30, em várias edições, a partir das 19,20 hs., no Jornal da Band.
domingo, 22 de março de 2009
Band visita cidades com frigoríficos fechados no Vale do Araguaia
Postado por campinapolisnews às 20:34
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário