segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Municípios fecham 2009 com contas em dia, aponta AMM

Escrito por SONIA FIORI   
Seg, 04 de Janeiro de 2010 11:14

 Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Pedro Ferreira se reúne nos próximos dias com representantes da secretaria estadual de Planejamento (Seplan) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para debater ação que visa à implementação do planejamento estratégico nas administrações municipais. O controle de gastos está entre os maiores desafios das gestões públicas. No entendimento de Pedro, os Executivos municipais devem se esforçar para evitar a “saia-justa financeira” vivida em 2009.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou ontem balanço sobre o terceiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – último de 2009, da ordem de R$ 873 milhões. Desse total, cerca de R$ 2 milhões seria destinado para municípios de Mato Grosso. A exceção vale para cidades que superaram a arrecadação prevista inicialmente na peça orçamentária, caso de Cuiabá.

Mesmo com esse contexto, o presidente da AMM disse que a maioria dos 141 municípios do Estado conseguiu fechar o caixa com as contas em dia. “Apesar da perspectiva de que a maioria das cidades não conseguiria pagar o 13º salário, isso não se concretizou porque fizemos uma ação de redução de gastos”, ponderou.

Para evitar a repetição do quadro, em 2010 a AMM dará início a uma série de atividades com o objetivo de impulsionar o “planejamento” das contas das prefeituras.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS