Escrito por Roberta de Cássia Ass. de Imprensa
20-Jun-2009
Praias de água doce com areia branca, mananciais e cachoeiras, algumas com escorregador natural, grutas atrás de cortinas d'água, quentes ou frias, com piscinas ou poços naturais. Essas são apenas algumas das belezas que compõem o cenário do município mato-grossense de Barra do Garças onde será o primeiro pernoite dos competidores do 1º Rally Ecológico de Regularidade Berohokã-Ilha do Bananal que acontece de 3 a 6 de setembro na região do Araguaia...
Além da prova esportiva, a organização do Rally Berohokã também irá realizar o Rally Ambiental em que serão formados os “Jovens Guerreiros do Araguaia” ou “Berohokã Uariribo Anlaci”, na língua indígena Karajá que irão ajudar a preservar o Araguaia com ações. O evento está previsto para acontecer na cidade nos dias 22, 23 e 24 de outubro.
Um pouco de Barra do Garças - A cidade ficou conhecida por conta das lendárias Minas dos Martírios, no século XVII. Neste período o imenso quadrilátero barra-garcense era habitado por povos indígenas das nações Bororo e Xavante.
Seu povoamento deu-se pela navegação do Rio Araguaia, ao tempo da guerra do Paraguai, quando o presidente da Província, Couto de Magalhães, viu a necessidade de ligação entre as bacias hidrográficas do Prata e Tocantins, unindo o sul ao norte, pelo centro. Couto de Magalhães mandou transportar em carros-de-boi três navios, desmontados para a viagem – do Rio Cuiabá até o Porto de Itacaiú, onde seriam montados.Hoje, Barra do Garças é conhecida pelos atrativos turísticos como Parque Estadual da Serra Azul, Mirante do Cristo, Parque Municipal das Águas Quentes com termas terapêuticas, Esportes Náuticos, Caverna dos Pezinhos com inscrições arqueológicas, Gruta dos Macacos e a famosa Serra do Roncador, nome que veio do ronco da serra que tem sua história marcada por aventuras, lendas e mistérios, como o desaparecimento do Coronel Fawcett.
0 comentários:
Postar um comentário