sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Senador destaca aniversário de Canarana

Fonte: Senado Federal
Por ROBERTO HOMEM
04-Dez-2009


No dia 26 de dezembro Canarana (MT) completará 30 anos de emancipação. Antecipando as comemorações pelo transcurso da data, o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) fez um relato da história do município e descreveu suas potencialidades. Ele informou que Canarana (MT), ocupando uma área de 10.870 km² e com população estimada em 19 mil habitantes, se destaca como principal produtora de grãos do Vale do Araguaia, sendo a soja o seu principal produto.

Osvaldo Sobrinho lembrou que o início de Canarana (MT) coincide com o nascimento da Cooperativa Colonizadora 31 de Março (Coopercol), por iniciativa do pastor luterano Norberto Schwantes, em 1971. A fixação das famílias vindas do Rio Grande do Sul recebeu o nome de Projeto Canarana (MT) e seguiu o modelo de colonização recomendado pelo Instituto Nacional de Cololinzação e Reforma Agrária (Incra).

As famílias vindas do município de Tenente Portela (RS) inicialmente se alojaram em um acampamento improvisado, mas logo foram construídas três agrovilas para abrigar de forma definitiva as 80 famílias do projeto. Osvaldo Sobrinho explicou que a idéia da criação da cidade surgiu com a implantação dos serviços públicos que iriam servir aos três núcleos habitacionais.

- Com o sucesso dos primeiros passos da colonização, mais de 300 famílias se instalaram rapidamente na Região de Canarana (MT). Grande parte comprou os direitos de antigos colonos remanescentes dos assentamentos da Fundação Brasil Central e começou a praticar uma agricultura moderna, com novas técnicas agrícolas e novo modo de produção - afirmou Osvaldo Sobrinho.

O senador pelo Mato Grosso também destacou que Canarana (MT) tem grande potencial turístico e conta com pousadas às margens dos Rios Sete de Setembro e Culuene. Os monumentos do Avião e da Cauia são dois pontos dos mais visitados da área urbana. Osvaldo Sobrinho incluiu entre as atrações o grande número de nascentes e o Parque Nacional do Xingu, cujo acesso principal por terra localiza-se no município.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS