sábado, 7 de novembro de 2009

Escola realiza a mostra e alunos surpreende com trabalhos

Campinapolis News
Por Benier Marcos fotos Kayson
06-Nov-2009
[NOVO+BRASÃO02.jpg]
A Escola Estadual Couto Magalhães, de Campinápolis, realizou, no último dia 06 do corrente, a 1° A mostra de Ciências, Tecnologia e Inovações, uma atividade que envolveu, além da direção da escola, todos os corpos docentes e discentes, de todos os turnos de funcionamento.

A escola recebeu um número grande de pais dos alunos, profissionais das diversas áreas, alunos de escolas convidadas, enfim muitas pessoas da sociedade, o que alegrou muito a direção da escola. Foi realmente uma grande realização e apresentação por parte dos respectivos alunos juntamente com a direção e com a banca avaliadora.

Um dos temas abordados que mais chamou a atenção do grande público que se fez presente nas dependências do colégio, foi o que tratou das doenças sexualmente transmissíveis, a DST, cujos expositores demonstraram competência em satisfazer a natural curiosidade de alunos e populares, inclusive ensinando medidas de prevenção e profilaxia. E outro tema importante foi sob a Influenza H1N1, a gripe suína, inúmeros alunos não meditaram esforços para abordar este tema, contata clareza que de forma sucinta esclareceu as duvidas de varias pessoas, tanto no meio de prevenção quanto no modo de tratamento da enfermidade.  Em Campinápolis já foi confirmado 10 caso de pessoas infequitadas com este vírus.

Outro tema que despertou muito interesse foi sobre a história de Campinápolis-MT,  o grupo composto pelos respectivos alunos; Abraão Filho, Benier Marcos e Frederico Arthur, os mesmo estava sendo orientado (auxiliados) pelo Prof. Pe. Lidiomar. O grupo apresentou um vídeo onde mostrava a história de Campinápolis, intitulado “Conheça Campinápolis”, no qual traz consigo a história do município e enaltece o nome do mesmo, e ainda traz a cultura, a emancipação, os munícipes, o distrito, os pontos turísticos e entre outros aspectos que compõem este município, de tão fascinante e rara beleza.

 Às plantas medicinais também foram atração. Nesta área, o público teve oportunidade de conhecer diversos tipos de ervas medicinais em que situações elas deveriam ser utilizadas. A culinária brasileira também não foi esquecida e teve bastante procura dos presentes, o mesmo acontecendo com a questão da reciclagem, que um tema da maior atualidade e que contou com numerosa visitação, em razão da variedade de produtos reciclados que foi mostrada aos visitantes.

"Ficamos otimistas com a qualidade dos trabalhos apresentados durante a 1ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação. O envolvimento dos alunos, em sua maioria da rede pública, demonstrou que o município e não somente ele como todo estado vem avançando em relação à iniciação científica”, ressaltou o coordenador geral, Welismar Almeida.

A 1ª A mostra de Ciências, tecnologia e Inovações, na verdade, é mais do que uma feira. É uma ação contínua, que visa estimular a criatividade, a reflexão e o raciocínio crítico dos estudantes que ainda não chegaram ao ensino superior. "A idéia é despertar neles o interesse pelo desenvolvimento de projetos investigativos em ciências, mostrando que, independentemente do nível de escolaridade e da classe social, eles têm capacidade de realizar inovações incrementais para solucionar um problema concreto", explica o professor Welismar Almeida. (Na foto)

Usando este sistema de afiliação, a unidade escolar pretende estimular ainda mais os estudantes que participam das feiras de ciências, tecnologias e inovações, dando a eles uma oportunidade de continuarem seus esforços no aprendizado das ciências e da engenharia.

As escolas de Campinápolis têm um importante intercâmbio de experiências entre os alunos. Sempre que um colégio esta realizando um evento deste porte as demais unidades escolares participam de forma sucinta e libera os seus alunos para prestigiar o evento da “escola coirmã”, no que acarreta num fator muito importante para difusão dos valores da Ciência e da Tecnologia e, consequentemente, para ajudar a promover a inserção social e maior integração na população Campinapolense.

A 1ª edição da mostra contou com o apoio do SEDUC, CEPRAFO, SMEC, do Blog Campinápolis News, entre outras instituições públicas e privadas alinhadas com a filosofia do evento.

Veja algumas fotos que marcaram o evento.











(Fotos: kayson)

Trabalho apresentado em vídeo pelo grupo; Abraão Filho, Benier Marcos e Frederico Arthur. Está You Tube.

Veja é só clicar. 



0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS