quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Nova Xavantina registra 321 casos de dengue - BG registra mortes

Fonte: Olhar Direto
Por Ronaldo Couto
19-Nov-2009


A população de Barra do Garças, no leste do estado, está apreensiva com os últimos casos que revelam um surto de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, na principal cidade do Araguaia. O quadro se agravou hoje com a morte de Yuri Barbosa (foto), 9 anos, filho do empresário Arnaldo Barbosa, proprietário da Barraciclos, que segundo a família morreu com suspeita de dengue hemorrágica.

A tia do garoto, Deyse Barbosa, informou que o menino começou a passar mal há três dias. Parecia apenas uma virose, mas o estado de saúde do menino piorou consideravelmente a ponto dele ir parar na UTI de Barra do Garças, e depois foi encaminhado às presas para Goiânia, onde faleceu.

“O médico colocou no atestado suspeita de dengue hemorrágica” explicou a tia. Caso se confirme esse será o primeiro óbito por dengue hemorrágica em Barra do Garças, que, somente em 2009, já registrou 1.281 casos de dengue em 10 meses.

Na noite desta terça-feira (17), o médico ginecologista Márcio Coutinho foi encaminhado rapidamente de ambulância para Goiânia, com estado de saúde gravíssimo e também com suspeita de dengue hemorrágica.

Hoje pela manhã a informação era de que o quadro clínico do médico melhorou e de que ele está sendo tratado na capital goiana. No inicio do mês o advogado e secretário municipal, Candido Telles, foi acometido também e buscou atendimento em Brasília. O vice-prefeito de Aragarças-GO, Expedito Pereira Leão, foi retirado de avião no mês de setembro para Goiânia também com dengue hemorrágica.

A cidade de Barra do Garças pode estar infectada de mosquito causador da doença, que tem na água parada seu meio para procriação. Terrenos baldios e recipientes de águas são os preferidos dele para se multiplicar.

A situação está preocupado as autoridades, segundo informou a gerente de Vigilância de Saúde, do Pólo Regional de Saúde de Barra do Garças, médica Alda Maria, foram, mas de 1.800 casos registrados no pólo de Barra do Garças. Sendo 1.281 casos na Barra; 321 casos em Nova Xavantina; 241 casos em Novo São Joaquim.

Outras cidades também tiveram casos notificados como Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, General Carneiro e Araguaiana. “Esses casos notificados são aqueles de pessoas que buscam atendimento nas unidades de saúde” mencionou. A médica do Pólo Regional frisou que o combate a dengue depende da limpeza de terrenos, imóveis e recipientes de águas como piscinas e caixas d’agua. “Depende de a população fazer a sua parte” explicou.

O empresário Lázaro Sipriano de Carvalho pegou três vezes de dengue e sua filha por duas ocasiões, ele pediu que as autoridades notifiquem os imóveis sujos que servem de criatório para o mosquito. “Eu quero convidar o Ministério Público, o juiz, o delegado para nos ajudar nessa questão. Esse assunto é sério e temos que fazer alguma coisa” declarou o empresário, irritado que ao lado da casa de sua filha, tem uma casa abandonada suja há dois meses.

A dengue é uma doença causada por um vírus com 4 variedades. Por isso ainda não existe uma vacina definitiva, pois não adianta imunizar uma pessoa contra um tipo de vírus, já que ela ficaria indefesa contra os outros.

Não tem gente que toma vacina contra o vírus da gripe e fica gripado? Pois é, os vírus são muito difíceis de serem combatidos, pois são capazes de mudar sua estrutura para se defender do ataque das vacinas.

O Brasil já registrou os quatro tipos de vírus, principalmente o tipo 1 e 2. No verão de 2002, apareceu o tipo 3. E isso é muito ruim, pois a dengue fica pior a cada contaminação. Uma pessoa que já foi infectada por um tipo de vírus tem mais facilidade de ser infectada de novo. E esta segunda infecção pode ser bem pior que a primeira, pois aumentam as chances de se contrair a forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica, que pode matar.


0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS