Campinapolis News
Assessoria de Gabinete/AL
21-Set-2009
O deputado estadual Adalto de Freitas Filho, o Daltinho, (PMDB) participou na ultima sexta-feira (18.09), do seminário Desenvolvimento Regional Sustentável, em Barra do Garças. O evento que foi organizado pela Faculdade Cathedral teve como objetivo discutir iniciativas que contribuam com o desenvolvimento sustentável da região do Vale do Araguaia.
Durante sua palestra, o parlamentar fez um breve histórico sobre o processo de implantação de grandes investimentos em Mato Grosso, citando como exemplo o Prodei (Projeto criado no governo Carlos Bezerra, por meio da Lei n° 5323 de 1988), que possibilitou o atendimento e implantação de grandes empreendimentos industriais, no estado.
Daltinho também reforçou o novo investimento que o Vale do Araguaia irá receber em breve. “ O grupo Cluster de Bioenergia vai investir cerca de R$ 3,0 bilhões para instalação de três destilarias em nossa região. Isso vai gerar mais de 15 mil empregos diretos e indiretos”, declarou.
Outro assunto que ganhou destaque foi quanto às potencialidades e os problemas estruturais da região. Conforme Adalto, o Vale do Araguaia é uma região dinâmica, com fortes investimentos na agropecuária, iniciando, neste momento, uma integração comercial e industrial no contexto nacional, apesar de conviver com sérios problemas de infra-estrutura, principalmente nos transportes, onde as estradas não possuem uma boa conservação.
Como exemplo de problemas estruturais, Adalto citou o serviço de Telefonia Móvel. “17 municípios do Araguaia não possuíam esse serviço, porém, graças ao nosso trabalho no parlamento, até o mês de novembro/2009 esses municípios contarão com esta nova tecnologia. A deficiência de energia na Zona Rural, também é outro fator que merece destaque. Atualmente, estamos implantando juntamente com o governo federal o maior programa de eletrificação rural do país (Programa Luz para Todos) que já está em plena implantação no Araguaia com finalização programada para 2010”, apontou.
Daltinho acredita que os projetos de desenvolvimento para a região, devem ter como referencial a sociedade de cada micro-região, e as suas peculariedades e potencialidades. “Estamos elaborando estudos para a criação da “Superintendência para o Desenvolvimento do Vale do Araguaia” que vai contar com a participação decisiva do Governo Estadual e prefeitos dos municípios que integram a nossa região, que terá como sede estabelecida na cidade de Barra do Garças”, destacou.
O projeto terá como objetivo especifico de recepcionar os empresários, receber os seus projetos, acompanhar as suas análises, juntos aos órgãos municipais e estaduais, procurando agilizar a implantação dos mesmos. “Precisamos estar conscientes, de que nos compete, primordialmente, criar um processo de desenvolvimento apto a gerar milhares de novos empregos a cada ano, para que os nossos jovens que se formam e chegam a idade do trabalho e o povo que busca novos horizontes, para melhor criar as suas famílias, e defender a sua subsistência aqui no vale do Araguaia. Vale destacar a importância da participação do governo, para o desenvolvimento das regiões distantes dos grandes centros consumidores”, explicou.
O peemedebista ainda parabenizou a iniciativa da Faculdade Cathedral na realização do evento. “È importante que haja esse debate entre a sociedade acadêmica e também a classe política para que assim, possa haver uma integração e troca de idéias e experiências visando a melhoria de nossa região. Parabéns aos organizadores desse grande Seminário”, finalizou.
O evento contou ainda, com a participação do deputado federal Wellington Fagundes (PR) e do Vice-governador Silval Barbosa, além da presença de mais de 800 acadêmicos.
Legenda: O deputado propôs a criação da “Superintendência para o Desenvolvimento do Vale do Araguaia, com a intenção principal de agilizar o andamento dos processos de desenvolvimento e a sua implantação total na região"
0 comentários:
Postar um comentário