sexta-feira, 3 de abril de 2009

Indígenas reivindicam a inserção nos programas de compensação ambiental

Fonte:NX Noticia
A inserção dos povos indígenas no processo de compensação monetária da Prestação de Serviços Ambientais (PSA), e no Fundo Amazônia. Este foi o tema do penúltimo painel do Katoomba 2009.

A discussão contou com presença do Cacique Almir Surui (de Cacoal/Rondônia), que ganhou prêmios internacionais pela proteção da sua aldeia com projetos de reflorestamento e manejo sustentável. Além dele, o Doutor Vincenzo Lauriola, Assessor da Presidência da Funai e Rubens Gomes, do Grupo de Trabalho Amazônico.

Durante o debate os índios reivindicaram os direitos de serem inseridos nesses programas compensatórios, já que eles se intitulam como “os povos guardiões da floresta” e como tal, têm que ser recompensados por cuidarem tão bem da floresta. “Antes quando se falava em demarcação de terra indígena, a primeira coisa que homem branco falava era pra quê índio precisava de tanta terra. A resposta ficou clara agora que todos já desmataram o que tinham que desmatar e as nossas terras continuam intocadas servindo pra limpar o ar que todos respiram”, falou Almir.

Para o representante da Funai, a questão principal agora é discutir com os órgãos governamentais a garantia de inserção dos índios no Fundo Amazônia e nas medidas de compensação financeira. “Esperamos iniciar esses diálogos e realmente garantir o que é de direito dos índios. Eles já mostraram que são organizados e agora basta vontade política”, finalizou.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS