Por: AL
O deputado Adalto de Freitas- o Daltinho- (PMDB) propôs a criação de políticas de combate às ilhas de calor, através de medidas que reduzam a temperatura do meio ambiente e que combatam o excesso de gás carbônico, retardando os efeitos do aquecimento global.
O parlamentar sugere que as prefeituras e o Governo do Estado implantem em seus prédios o sistema de tintas brancas refletivas ou cores frias na pintura do teto das obras novas ou de melhorias, que vierem realizar em seus imóveis.
São atingidos por essa política todos os imóveis de propriedade do governo, bem como as obras por ele realizadas, tais como projetos habitacionais de casas populares, quadras esportivas, creches e hospitais.
Outra alternativa é a arborização dos tetos, com vegetação rasteira."A proposta tem como objetivo reduzir a temperatura do meio ambiente, combatendo o excesso de CO2 e retardando os efeitos do aquecimento global", disse o deputado.De acordo com Daltinho de Freitas, um recente estudo divulgado pela Berkeley Lab, ligada ao Departamento de Energia dos EUA, comprovou que uma medida simples e não dispendiosa traz benefícios inigualáveis à qualidade de vida da população mundial, reduzindo fortemente os impactos do aquecimento global, qual seja pintar os tetos de edifícios e residências, além de pavimentos, em cores brancas ou frias.
A proposta de estudo dos professores e pesquisadores do assunto, Akbari, Menon e Rosenfield, publicado no Jornal CLIMATIC CHANGE se baseia em uma simples lei da física: a cor clara reflete a luz do Sol e cores escuras absorvem o calor.
Os estudos mostram que, enquanto uma cobertura branca reflete até 90% dos raios solares, telhas cerâmicas comuns absorvem esta mesma quantidade de calor.Segundo Daltinho, os benefícios da iniciativa são extremamente relevantes, a contar a melhoria e a qualidade do ar e o conforto do ambiente urbano, redução da temperatura global, reduz a emissão de gás carbônico na atmosfera, diminui entre 20% e 70% o consumo de energia ligado à refrigeração de ambientes.
Marcos Casado, gerente técnico da Green Building Council - GBC, entidade que promove mundialmente o uso de tecnologias sustentáveis na construção civil, afirma que "se 30 a 40% dos telhados do mundo forem pintados, a temperatura da Terra poderia cair 1°C.
Ademais, a política do Governo Brasileiro busca medidas que mudem o clima devido ao excessivo desmatamento e queimadas no país, ou seja, o estado de Mato Grosso, que sofre excessivamente com estes problemas, teria com essa medida um aliado na luta para retardar os efeitos do aquecimento global.Daltinho ressalta que o Governo Federal, através de 17 ministérios, elaborou um documento denominado "Plano Nacional sobre Mudanças de Clima para redução de emissões de gás carbônico provocadas pelo desmatamento".
Os principais objetivos do Plano Nacional sobre Mudanças do Clima são identificar, planejar e coordenar as ações para mitigar as emissões de gases de efeito estufa; fomentar aumentos de eficiência no desempenho dos setores da economia na busca constante do alcance das melhores práticas; buscar manter elevada a participação de energia renovável na matriz elétrica, entre outras.
"Não há duvidas que este projeto vai ao encontro dos anseios de todos os setores políticos, pois, através de uma medida simples, o Estado de Mato Grosso estará atuando no combate aos efeitos do aquecimento Global", argumentou Daltinho.
0 comentários:
Postar um comentário