Campinapolis News
Por Ronaldo Couto - RD News
16-Out-2009
A partir deste domingo (18) Mato Grosso adere ao horário de verão. Os moradores de Barra do Garças e da maioria das cidades do Vale do Araguaia, porém, não terão de adiantar seus relógios. Os municípios, que fazem divisa com Goiás, utilizam o horário de Brasília, ou seja, uma hora a mais que em MT. O novo horário terá duração de 4 meses, se estendendo até 21 de fevereiro.
A iniciativa começou em 2001 com o prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias(PR), que atendeu ao pedido da população e entidades de classe. A decisão é acompanhada por cidades como Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, São Felix, Querência e até mesmo por municípios goianos como Aragarças e Bom Jardim de Goiás.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL), José Alves Piedade, explica que a população já se acostumou a fazer a mudança naturalmente quando começa o horário de verão. Historicamente, a região Leste do Estado, com mais de 32 municípios, acompanha o horário de Brasília fato que sempre causou mal-estar com Cuiabá. Ex-governadores já tentaram "enquadrar" a região do Araguaia para usar o horário de Mato Grosso, mas não conseguiram e até perderam votos na região.
"A população gostou de não ter que acompanhar o horário de verão, porque não tem que acordar mais cedo e a programação de TV acontece mais cedo" pondera José Alves. Barra do Garças, com 55.120 habitantes, tem hoje 100 estabelecimentos comerciais e 450 associados à CDL. Segundo José Alves, o único impasse é quanto ao funcionamento bancário, já que o setor adota o horário de verão. "Talvez seja esse o único transtorno dessa mudança". O presidente da CDL acredita que, no futuro, a tendência é a unificação do horário no país. Já existe um projeto tramitando em Brasília, em que Mato Grosso passaria a ter o mesmo fuso-horário de Brasilia. (Ronaldo Couto, de Barra do Garças)
0 comentários:
Postar um comentário