segunda-feira, 28 de setembro de 2009

16 mil alunos ficam sem aulas por medo de gripe suína

Campinapolis News
Por JOAQUIM DARUI video e escritor por Ronaldo Couto com edição de Benier Marcos
28-Set-2009
O prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias(PR), determinou a suspensão das aulas da rede municipal, a partir desta segunda (28), devido a um caso suspeito de gripe suína que surgiu na cidade. Um garoto de 6 anos está internado no hospital Materno Infantil de Goiânia desde a última sexta (25) com suspeita da doença. Como a criança estudava numa escola municipal, o prefeito decidiu evitar novas aglomerações nas escolas. A decisão foi acompanhada pela Assessoria Pedagógica da Seduc, que resolveu suspender as aulas da rede estadual em Barra do Garças.

Assim, cerca de 16 mil alunos ficam sem aulas até que haja a confirmação ou não da doença. “Nós estamos aguardando exames para confirmar se é gripe suína e estamos monitorando a família deste garoto também" explicou a secretária municipal de Saúde, Daniela Salun. A secretária de Educação, Silvia Cavalcante, fez questão de frisar que a decisão de interromper as aulas partiu do próprio prefeito, que além de pecuarista, é médico. “Ele está preocupado com esse forte calor e, por prevenção, decidiu suspender as aulas ” explicou.

A família do menino diz que o quadro clinico da criança está evoluindo positivamente e que os médicos estão aguardando o resultado laboratorial para saber se é ou não gripe suína. O pai da criança conta que o filho ficou hospitalizado três dias em Barra do Garças e teve que ser transferido na sexta para Goiânia utilizando uma balão de oxigênio porque estava com problema respiratório. “Dois médicos disseram que eram pneunomia, mas um terceiro médico suspeita de gripe suína” relembra. O pai diz ainda que o menino não saiu da cidade e não teve contato com pessoas de outros locais.

A secretaria de Saúde tem preferido dar poucas informações, sob a alegação de que não quer causar pânico na cidade. Barra do Garças registrou o primeiro óbito por gripe suína no início do mês. Uma criança de 2 anos da aldeia São Marcos, comunidade Xavante, morreu no mesmo hospital em que a criança está internada - veja aqui. Em julho, dois barra-garcenses contraíram gripe suína em Goiânia. Após serem atendidos, receberam alta na Capital goiana. (Ronaldo Couto, de Barra do Garças)

AULAS DAS REDES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE ENSINO DE BARRA DO GARÇAS SÃO SUSPENSAS DEVIDO A NOVA GRIPE H1N1

Veja o video:

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS