quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mato Grosso tem nove casos confirmados da gripe suína

BRUNO GARCIADA REDAÇÃO
24 julho 2009

O Estado de Mato Grosso começou a oferecer novo tratamento contra o vírus da Influenza A (H1N1), popularmente chamada de "gripe suína", por ter se tornado uma pandemia.

A informação foi dada, nesta quinta-feira (23), pelo superintendente interino de Vigilância da Saúde, Oscar Campos, durante entrevista coletiva. "O tratamento será outro, mas não estamos em estado de preocupação. O momento é de intensificar a informação sobre os sintomas da doença", afirmou.

Na oportunidade, foi apresentado um balanço atualizado da incidência da doença do Estado: 53 notificações, sendo nove casos confirmados, 36 descartados e oito aguardam resultado. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Uma pessoa continua internada, em isolamento.

"A nossa preocupação é retardar a transmissão no País, mas estamos preparados para atender os infectados. E os casos confirmados em Mato Grosso tiveram evoluções satisfatórias", disse Oscar Campos.

O superintendente também revelou que todas as unidades de Saúde no Estado, tanto públicas como particulares, estão preparadas para identificar a doença e iniciar o acompanhamento do tratamento. "O Estado preparou-se para combater a gripe suína. A nossa situação não é alarmante e os casos são poucos. A situação em Mato Grosso está controlada", informou Campos.

Entradas

Duas cidades receberam um tratamento especial: Cáceres e Rondonópolis, que são municípios considerados estratégicos no quesito migração. Cáceres recebe muitos bolivianos e Rondonópolis é entrada de pessoas oriundas dos Estados das regiões Sul e Sudeste, além de Mato Grosso do Sul.

"Para essas duas cidades, a Secretaria de Saúde projetou um plano especifico para evitar ao máximo a contaminação do novo vírus, que já está implantando no país", disse Oscar Campos.

Ele ainda informou que estão sendo realizadas buscas ativas e monitoramento de todos os contatos próximos desses casos suspeitos. A Secretaria passará a adotar as diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde, e passará a divulgar, uma vez na semana, os dados epidemiológicos da Influenza A (H1N1) em Mato Grosso.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS