Campinapolis News
Por Benier Marcos com informações
17-Set-2009
Segundo informações não oficiais foi registrado o primeiro caso de gripe suína em Campinápolis. A possível vitima é um indígena, da etnia xavante.
O caso suspeito de Gripe Suína coloca os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Campinápolis em alerta, devido um atendimento de um paciente nesta semana.
Segundo informações colhidas pelo o blog junto aos servidores do hospital municipal, a possível vitima é um indígena, da etnia xavante. O paciente chegou da sua aldeia há poucos dias e apresenta sintomas clínicos que pode ser da Gripe Suína. Profissionais da Epidemiologia já estão tomando as devidas precauções assim como os funcionários do Hospital Municipal (estão trabalhando em conjunto).
Segundo informações, o paciente apresenta todos os sintomas e isso preocupa os funcionários da rede de saúde que estão em alerta total e tomando todas as medidas cabíveis, dentro das condições que o município oferece para esse tipo de situação.
Comprovando as respectivas informações; os servidores que prestam serviços no hospital municipal tiveram que trabalhar se protegendo da epidemia. Usando mascaras e outros equipamentos. Para se prevenir.
Vale ressaltar que o Hospital Municipal de Campinápolis não dispõe de estrutura física adequada para o atendimento desse tipo de enfermidade, aonde é necessário o isolamento do paciente, e equipado com sistemas especiais de ventilação e de vácuo. Se confirmado a suspeita de contaminação, o paciente deverá ser transferido para alguma unidade que esteja devidamente preparada para esse tipo de atendimento.
Nova Xavantina - Foram diaquinosticado dois possíveis casos; em Água Boa, da mesma forma.
Assim como a gripe comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, dor de cabeça forte, fadiga, dores pelo corpo, tosse, coriza, dores de garganta e dificuldades respiratórias. Essa nova gripe, aparentemente, também causa mais diarréia e vômitos que a gripe convencional.
O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados e é certo que não há qualquer risco de contaminação através do consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 °C mata o vírus da influenza, assim como outros vírus e bactérias.
0 comentários:
Postar um comentário