segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Cúpula do DEM sugere Lucimar Campos para vice de Santos

Campinapolis News
Rd News
14-Set-2009
Fernando Ordakowski - clique para ampliação
O DEM já começa a se articular nos bastidores para, numa composição com o PSDB na disputa para governador, indicar o nome da ex-primeira-dama do Estado Lucimar Sacre de Campos como vice. Ela é esposa do senador Jayme Campos. Essa sugestão já foi proposta por democratas ao prefeito cuiabano Wilson Santos, pré-candidato tucano ao Palácio Paiaguás. Santos se empolgou com a ideia. A eventual composição Santos-Lucimar só não avançou mais porque tratam-se de duas figuras que representam politicamente a Baixada Cuiabana. Assim, outras regiões ficariam "descobertas" na majoritária. Um dos adversários do grupo, vice-governador Silval Barbosa (PMDB), por exemplo, tem como principal base o Nortão. Silval, por sua vez, recebeu sugestão da Executiva do PR para ter como vice Mauro Mendes, presidente da Federação das Indústrias (Fiemt) e que disputou, sem êxito, a Prefeitura da Capital no segundo turno de 2008 contra Santos. Mendes seria o nome da Baixada Cuiabana na chapa de Silval.

Democratas e tucanos entendem que se Lucimar vier a compor a chapa, o seu esposo e senador Jayme Campos vai se empenhar de tal modo na campanha como se ele próprio fosse o candidato majoritário. Defensores da proposta destacam que Lucimar seria um nome "leve", sem desgaste, contemplaria a ala feminina e lembram que ela acumula experiência na vida pública, com ações desenvolvidas na área social. Apesar do DEM (ex-PFL) manter o discurso de que o partido trabalha projeto próprio rumo ao pleito de 2010, nos bastidores já acertou para apoiar Santos à sucessão do governador Blairo Maggi. O próprio Jayme admite que é pré-candidato a governador, mas sem muita empolgação. Como ainda falta um ano para as eleições gerais, ele se mantém no páreo mais para valorizar o "passe" e inserir o DEM nos debates. Santos, por sua vez, começou a percorrer o interior, sinal de que deve mesmo renunciar ao mandato em abril para concorrer a governador.

Em âmbito nacional, DEM e PSDB são aliados há vários anos. Essa dobradinha se repetiria em Mato Grosso, mesmo levando para o mesmo palanque Santos e Jayme, que foram adversários ferrenhos na década de 1990, época em que o hoje prefeito era deputado estadual e, Jayme, governador (91/94).

Além de Lucimar Campos, outros quatro nomes do DEM são apresentados como alternativas para vice-governador: o do pecuarista e prefeito de terceiro mandato de Alto Garças, Roland Trentini, uma estratégia para atrair os segmentos do agronegócio, assim como do senador Gilberto Goellner, de Rondonópolis (Sul); do conselheiro aposentado do TCE, Oscar Ribeiro, que preside o DEM no Estado; e ainda o ex-prefeito de Sorriso e deputado estadual José Domingos, cuja base eleitoral concentra-se no Nortão.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS