segunda-feira, 22 de junho de 2009

Com aliança rara, prefeita de Alta Floresta surpreende Lula

Por: 24 Horas News
22-Jun-2009

A prefeita de Alta Floresta, Maria Isaura Dias Afonso, surpreendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última sexta-feira, no lançamento do programa de regularização das posses de até 1,5 mil hectares na Amazônia. Em dois sentidos: político e administrativo. Político porque conduz uma aliança rara, que reúne os adversários federais PT e PSDB, além de seu partido, o PDT, e o PR do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi. Administrativo pelo que fez para reduzir as queimadas no município....
O exemplo da atitude política de Maria Isaura vem a calhar num momento crucial para as pretensões de sobrevivência do Partido dos Trabalhadores. Com um projeto delineado para colocar a ministra Dilmar Rousself, da Casa Civil, como sucessora, Lula trabalha firme para tentar atrair uma parte do PSDB. Sofre resistências internas tanto do PT quanto do PSDB. Alta Floresta, assim como acontece em Belo Horizonte, pode ajudar o presidente a mostrar que os interesses públicos são maiores que os políticos na busca de soluções.
E o problema em Alta Floresta era imenso. A parte ambiental era considerado um desespero. Com a união de forças políticas, a prefeita conseguiu reduzir a quase nada as queimadas. Como ato executivo, criou brigadas anti-incêndio. O presidente a convidou para falar de sua experiência na reunião com prefeitos e governadores da Amazônia para tratar do combate às queimadas nos dias 15 e 16 de julho.
Aos 64 anos, Isaura foi reeleita em 2006, com 51% dos votos. É seu único cargo eletivo. Desde que assumiu fez uma campanha educativa para que os motoristas respeitassem a faixa de pedestre. Deu certo.
Alta Floresta tem 33 anos de existência. Já não se parece mais com uma típica cidade de avanço da fronteira oeste. As ruas são largas e asfaltadas, a água é tratada e há uma rede de esgoto que beneficia toda a área central. A empresa que cuida do saneamento básico é privada e tem a concessão da prefeitura para explorar o serviço.
Maria Isaura se queixa por Alta Floresta estar na lista dos 43 maiores desmatadores. "Aqui não há mais desmatamentos. Mas os proprietários de terras se negam a fazer o recadastramento porque temem ser multados pelo que fizeram no passado, obrigados pelos seguidos governos, porque tinham de tirar 50% das matas", acrescenta. Alta Floresta não tem terras da União. O município fica numa área remanescente da grande gleba de 400 mil hectares comprada por Ariosto da Riva do Governo Federal, em 1976.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS